segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Palavras

Já estou colocando um novo post por aqui porque viajo amanhã e ficarei um bom tempo sem postar nada (para alegria dos internautas). Este texto foi escrito quando ainda não havia começado a faculdade - agora vou para o 2º período - e ainda fazia o curso de latim, durante minhas férias prolongadas, mas já o tranquei - aliás, o professor citado no texto é o de latim. Já o curso de alemão continuo a todo vapor e vou para o 3º nível. O problema é conciliar as duas atividades e melhorar na faculdade (o que poderá prejudicar as postagens aqui). Veremos...

***
"Te faço duas promessas: vou amar-te e vou a Marte."
"A seca luz azul acesa."
"O Tempo perguntou pro Tempo quanto tempo o Tempo tem. O Tempo respondeu pro Tempo que o Tempo tem tanto tempo quanto o tempo que o Tempo tem."
Esses são alguns exemplos de coisas que adoro. A primeira frase, que inventei - como se perde tempo, não? - lida com trocadilhos, expressões de mesmo som reunidas na mesma frase. As pessoas que me conhecem sabem como adoro fazer piadas com trocadilho, o que muita gente já não agüenta mais (já até prevêem o que vou falar). Adoro pegar palavras iguais e com sentidos diferentes e lançar no ar.
Já na segunda, também de minha autoria, encontra-se um palíndromo, palavrão que significa: palavra que lida de frente pra trás e ao contrário são a mesma coisa. Experimente ler a segunda frase de trás para frente, não levando em consideração os espaços e a união originais das letras. Palíndromos existem em diversas línguas e são outra fonte de diversão minha.
Por último, aparecem os trava-línguas, que adoro ficar exercitando. São uma boa prática para nossa dicção; num curso de locução que um professor meu faz, eles aparecem para incrementar.
Claro que esse embolador de língua não fui que inventei; muitas pessoas podem até já tê-lo ouvido. Experimente lê-lo rápido. Não é tão fácil assim.
Isso tudo mostra o grande amor que tenho pelas palavras. Adoro brincar com elas, embaralhar suas letras, destrinchá-las, descobrir suas origens, vendo suas partes - não é à toa que estou fazendo curso de latim, além de um de alemão. Por isso adoro códigos, anagramas e tudo relacionado a isso. Sim, e até criei um código meu, baseado em meu número favorito. Não é muito bom para codificar a palavra, mas serve.
Afinal, isso tudo foi provocado ou provocou meu gosto pelo Português, mas também pelo aprendizado de línguas. Assim, novas palavras me aparecem para fazer companhia, não é mesmo? Dessa forma também gosto de ler muito e escrever, e agora vou fazer Comunicação Social na UFRJ; começo em agosto. Tomara que tudo corra bem.
Aqui cheguei, para escrever um blog e me expressar num site. Só assim para falar bem em público, pois, na vida real, a timidez atrapalha. Espero que, depois deste texto, vocês também sintam o gostinho bom das palavras e se interessem cada vez mais por elas. Não há nada melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hã... bem... eu pensava q tinha fotos de mulheres peladas aqui, mas fazer o q? Quanto ao texto, eu gostei muito da parte q o cara é raptado pelos alienig... ah não... isso é outra coisa q eu li. Eu acho q vou parando por aqui com uma sugestão: coloque fotos de mulheres peladas e de... bonecas de plastico... não q eu seja doente e queira olhar isso. É só uma... hum... sugestão. É isso aí.