domingo, julho 22, 2018

Desejo a todos uma boa viagem

O metrô se aproxima da plataforma de São Cristóvão sob o sol forte. Como sempre, todos os vagões estão bem cheios. Consigo me espremer para dentro e achar um lugar para me segurar. O trem faz seu percurso ao ar livre até a Cidade Nova e eu me perco em pensamentos, é um caminho nada novo.

Quando volto à realidade, vejo um grupo junto à porta do outro lado, devem ter acabado de entrar. Estão todos de vermelho, provavelmente trabalham juntos nas Americanas ou numa empresa qualquer. O trem segue seu caminho e já estou pronto para voltar ao devaneio quando o metrô para entre duas estações.

Solto um suspiro, que se multiplica pelos outros passageiros. Ouço algumas reclamações. Acontece sempre antes da Central, mas é de praxe resmungar, né? Essas tais linhas do metrô que na verdade são uma coisa só...
Desta vez o condutor do trem não fala o discurso de costume. Até ele deve estar cansado de justificar o engarrafamento subterrâneo.

Um celular começa a tocar uma música famosa: "Bella Ciao". Dá vontade de cantar o refrão da série de TV, mas nesta hora, não sei como, um espaço parece se abrir no vagão, e o grupo vermelho emerge com máscaras do Romero Britto e entoa num coro de duas vozes:

Esta manhã eu já pensei
Crivella, tchau, Crivella, tchau, Crivella, tchau, tchau, tchau
Esta manhã eu já pensei
Chegou a hora do pastor

Os passageiros não sabem se riem ou se ficam espantados. Consigo ver que um dos Romeros abre a mochila e saca uma impressora HP, e outro surge com um laptop. Com os dois ligados, o primeiro lunático começa a imprimir algo. O que raios aquelas pessoas estão fazendo? Tem início um burburinho entre os passageiros.

– Silêncio! – grita o Romero da HP e todos obedecem, chocados. – Vamos ficar parados aqui...
– Ah, grande novidade – interrompe uma mulher. – Todo dia a gente fica parado várias vezes.
– Se você não calar a boca, vamos te trancar na estação Carioca 2. Ou quem sabe dar uma nadada na Gávea alagada?

A expressão da mulher é de desespero. Ela se cala.

– Continuando... – retoma o Romero. – Fizemos o condutor de refém e vamos ficar aqui imprimindo dinheiro. Nosso objetivo é torná-lo popular, como fez nosso mestre com a arte. Somos Paciência, Piedade, Pechincha, Glória, Cosmos, Abolição, Bonsucesso e Encantado, comandados pelo genial Todos os Santos. Espero que ninguém se sinta ofendido pelos nomes.

Se alguém iria se manifestar, não dá para saber, pois neste momento o metrô se põe a andar, mas quase no mesmo instante dá uma freada brusca e os passageiros só não caem todos no chão porque não há tanto espaço de queda.

– Acho que estamos tendo algum problema com o condutor – fala o Romero do Lap, se levantando. – Vou lá verificar.

Ele sai do nosso vagão. A impressora continua a todo vapor, sendo abastecida com o que parece papel-moeda. O que vai saindo é cortado por um dos Romeros com uma guilhotina que veio sabe-se lá de onde. Não acredito que aquilo está acontecendo. Será que eles viram muito O homem que copiava?

De repente, pelo alto-falante do vagão, sai uma voz: "Em nome do Metrô Rio, peço desculpas pela frenagem automática do sistema."
– Agora, sim. Não suporto gente que não dá satisfação – comenta um dos Romeros.

O trem, então, volta a andar repentinamente. Todos se entreolham, confusos. Os Romeros parecem não se importar.
O Romero do Lap volta para nosso vagão, estão todos em suspense.
– Pessoal, já consegui comprar um fone de 3 metros de fio e aquela balinha mastigável que eu adoro. Falei para o condutor tocar o bonde. Também não quero que ninguém leve esporro do chefe.

Quando o trem já vai parar na Central, os malucos pegam todo o dinheiro, desligam os aparelhos. No segundo antes de se abrirem as portas, eles gritam "Onde está a Linha 3?"
Os oito pulam para fora e o dinheiro voa para todo lado. Os passageiros não se contêm e pegam as notas, alguns até se estapeiam.

Olho para a minha cédula e vejo que é apenas um panfleto convocando para uma manifestação a favor do impeachment do prefeito. É cada coisa ridícula que se faz para divulgação...
Entro no evento do Facebook e clico em "Comparecerei".

Nenhum comentário: